Em abril deste ano, a Fundação Leão XIII lançou o projeto Leão + Perto de Você, com a inauguração oficial da sua van itinerante de serviços gratuitos. A primeira ação aconteceu na Associação de Moradores do Parque Maré, na Rua Flávia Farnese, no Complexo da Maré, Zona Norte do Rio. O objetivo é levar cidadania, dignidade e acesso a direitos básicos para comunidades em situação de vulnerabilidade social em todas as regiões do estado.
“É um compromisso nosso promover a inclusão social e o fortalecimento da cidadania e dignidade. A Leão dá um grande passo. A van itinerante leva serviços públicos, apoio e informação para áreas onde o acesso é difícil ou limitado. Geralmente, essas vans são utilizadas para oferecer assistência social, atendimento à saúde, apoio a microempreendedores, entre outros, a fim de garantir o acesso equitativo a esses recursos para a população carente”, afirma a presidente da Fundação Leão XIII, Luciana Calaça, que é assistente social.
O projeto é realizado em parceria com a Subsecretaria de Ações Comunitárias e Empreendedorismo e com a Secretaria de Trabalho e Renda. Entre os serviços oferecidos estão: isenção para segunda via de documentos (RG, certidões de nascimento e óbito, habilitação para casamento), balcão de empregos, orientação sobre carteira de trabalho, seguro-desemprego e incentivo ao empreendedorismo.
Atendimento e impacto
Somente em 2024, a FXIII já realizou mais de 241 mil atendimentos, com destaque para a regularização da documentação civil, o serviço mais procurado. A instituição também administra duas unidades de acolhimento para idosos e participou de iniciativas reconhecidas nacionalmente, como o CIPOP Rua — projeto do Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ) em parceria com o Governo do Estado — vencedor do 1º lugar no Prêmio CNJ de Boas Práticas, na categoria Impacto Social e Transformação.
A Fundação foi responsável por 3.415 atendimentos no âmbito do CIPOP Rua, oferecendo isenção para segunda via de documentos a pessoas em situação de rua, na unidade localizada na Central do Brasil, inaugurada em abril de 2024.
Com 78 anos de história, a Leão XIII passou recentemente por um processo de reestruturação administrativa, que incluiu a criação dos setores de auditoria, corregedoria e controle de gestão, conforme estabelece o Decreto nº 48.942, de 1º de fevereiro de 2024, que modernizou o seu organograma.
|